domingo, novembro 1

Não se engane! Ainda há perigo no ar!




Uma nova substância, tão nociva quanto o formol, vem sendo usada no alisamento de cabelos em concentrações acima das permitidas. Trata-se do glutaraldeído, conhecido como glutaral, que é acrescentado a outros cosméticos para intensificar o efeito alisador. Ele também pode ser encontrado como princípio ativo de produtos alisadores clandestinos. (Folha de S.Paulo) 05/06/2009.

Segundo o tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo, todos os alisadores quebram a queratina [a proteína do cabelo]. "O quanto vai quebrar é dose-dependente, ou seja, em altas concentrações pode destruir tudo e ficar impossível reconstruir", diz. "Isso acontece porque as pessoas acabam ultrapassando as concentrações permitidas." (Folha de S.Paulo) 05/06/2009.

 Segundo o tricologista Arthur Tykocinski, mesmo os alisadores permitidos pela Anvisa agridem os fios. "Eles abrem a cutícula, a camada mais externa, e mudam a estrutura química do cabelo", explica. (Folha de S.Paulo) 05/06/2009.

O glutaral é usado na desinfecção hospitalares e vem sendo utilizado como intensificador em alisamentos  Alguns dos efeitos imediatos são queimaduras no couro cabeludo, coceira, ardência ocular e até pneumonia química — queimadura no pulmão devido à inalação, que pode levar à morte. A longo prazo, pode causar câncer e alterações no sistema nervoso central.

Assim como acontece com o formol nos processos de alisamento é liberado um gás tóxico muito danoso ao organismo.O uso do glutaral como alisador já preocupa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim como o formol, o glutaral é um conservante — e não um alisador — e só pode ser empregado em produtos cosméticos na concentração máxima de 0,1%. No caso do formol, esse valor é de 0,2%.

Autor do livro ‘Dr. Cabelo’, o tricologista Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, conta que atende até dez pessoas por semana com problemas relacionados ao alisamento no Instituto do Cabelo (SP). “Todos os dias atendo homens e mulheres com complicações capilares devido à química. O glutaral é o ‘novo’ formol, porém é mais potente ao causar danos. Já internei paciente com queimadura de 3º grau no couro cabeludo. A queimadura leva à infecção e, em alguns casos, a região jamais terá cabelo”.



Denuncie à Anvisa se encontrar salões que façam aplicações de escovas progressivas ou inteligentes com esse compontente na formulação.

A adulteração de fórmulas de hidratantes tanto com formol quanto com glutaral configura-se crime hediondo. 


Até onde a busca do liso perfeito pode ultrapassar os limites da Saúde?


http://blog.implantecapilar.med.br/termo/glutaral 

Postado por Noemi

2 comentários:

phoenixsoul disse...

Que absuuuuuuuuuuuuurdo!!!!!!!!!!!

Povo doido!

Ariane Adão disse...

Parabéns pela matéria! Vou começar a divulgar o blog para os meus clientes!

Postar um comentário

 
Bloggerized by Dzignine, based on Nekoji design.