segunda-feira, fevereiro 22

Limpos e tratados



Você sabe lavar o cabelo? A resposta para esta pergunta parece um tanto óbvia. Mas é exatamente isso: só parece. Lavar corretamente os fios é muito mais do que passar xampu e condicionador. Principalmente se o objetivo é ter madeixas cada vez mais bonitas e saudáveis. Por isso, é importantíssimo seguir algumas regrinhas e não se deixar enganar por alguns mitos.

Uma crença muito comum, mas totalmente infundada é a de que quanto mais espuma o xampu fizer, melhor para o cabelo. “Não existe isso, porque não é a espuma que tem a função de limpar, mas sim outros ativos dos xampus. Acreditar nisso é mais uma coisa psicológica porque a espuma de certa maneira está associada com limpeza”, diz Letícia Chaves, professora de visagismo da Universidade Cruzeiro do Sul.

E ainda no quesito xampu, nunca é demais lembrar que a escolha correta é fundamental. “Tem que usar o xampu destinado para o seu tipo de cabelo. O ideal é seguir mesmo o que está no rótulo e não inventar. Se o seu cabelo é quimicamente tratado, use produtos para específicos, pois o que não for adequado – como os de limpeza profunda, por exemplo – são mais agressivos e vão tirar a resistência do cabelo. Parece uma dica boba, mas tem muita gente que erra nisso”, ensina a professora.

A quantidade que deve ser utilizada é outra questão abordada por Letícia. “Não precisa muito. O equivalente a uma moeda de um real, no geral, basta. Mas o ideal é passar o xampu duas vezes por lavagem”, comenta. Ela recomenda isso principalmente para quem mora nos grandes centros urbanos. “Tem muita poluição, que suja bastante o cabelo. Sem contar que as mulheres também estão sempre passando a mão nos fios”, diz.

O próximo passo, claro, é enxaguar e até aqui a tarefa pode ser melhor executada. “Enxágue bem, pressione os dedos em uma mecha de cabelo e deslize-os sobre ela. Quando você sentir os dedos deslizando e ouvir um barulhinho agudo, isso significa que o cabelo está 100% limpo e pronto para prosseguir a lavagem”, explica o hairstylist Denylson Azevedo.

O condicionador também deve ser totalmente retirado no enxágue, para evitar doenças no couro cabeludo como a seborréia. O uso dele e a periodicidade das lavagens depende do tipo de cabelo. Os cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias, mas o condicionador deve passar bem longe da raiz. No caso dos fios secos, lavar três vezes por semana é o suficiente e o condicionador é mas liberado. “Lavar os cabelos seco todos os dias danifica os fios até que eles quebrem”, conta Letícia.

Já os cabelos normais podem ser lavados dia sim, dia não e os mistos – aqueles que têm raiz oleoso e pontas secas – devem seguir os passos dos oleosos. “Normalmente quem tem cabelo misto tinha o fios oleosos e, por causa de processos químicos, ficou com as pontas secas. Apesar de ficar sensibilizado, ele continua produzindo óleo, por isso, o certo é lavar todos os dias. O condicionamento pode ser mais potente, mas é essencial que fique longe da raiz”, esclarece a visagista.

Madeixas limpas e condicionadas, chegou a hora de secá-las.”Antes de qualquer coisa, tire a maior quantidade de umidade que conseguir com as mãos, dentro do box ainda. Depois, passe a toalha suavemente nos fios, sem colocar força nem agressividade nos movimentos”, finaliza Letícia.

Fonte: Site Terra, especial cabelos.

Postado por Eliana

1 comentários:

HAIR NAIL MAKEUP disse...

Olá, tenho uma perguntinha básica...
Porque a linha coco e ucuuba da surya não serve para a técnica Low/Now- poo?
Fiquei curiosa...
Aguardo retorno, pois só uso produtos surya em meus cachinhos, inclusive para colorir e preciso saber tudo, pois estou iniciando a técnina nos meus xodó...rs
Ah, á propósito, amei o blog!!!!!!!
Bjux.

Postar um comentário

 
Bloggerized by Dzignine, based on Nekoji design.