segunda-feira, dezembro 17

4 anos se passaram da Garota da Capa




Fazem exatamente 4 anos que fui capa da comunidade mais querida do orkut a Cabelos Cacheados,onde encontrei e fiz amizades que duram até hoje!!
Então resolvi colocar aqui a entrevista que dei naquele ano.
Beijos meninas


Hoje temos o prazer que apresentar a entrevista da nossa amiga Ana Julia. Com sua contribuição sempre atual e atenciosa, a Ana Julia é uma dessas participantes que, de fato, fazem toda a diferença. Sua vitória no concurso, portanto, é totalmente merecida, tanto por essa participação ativa como também por ter nos apresentado uma foto linda e delicada, que preenche todos os requisitos de uma boa foto para o concurso. Essas coisas conjugadas fizeram com que ela tivesse uma vantagem inédita sobre as demais finalistas, como se pode ver na Evolução dos Votos.

Ao ler esta entrevista, você vai perceber que a trajetória da Ana Julia não é diferente da maioria das pessoas. Diferentemente do que alguns pensam, ela também já teve problemas com seus cabelos, mas soube superá-los e hoje compartilha com todos as suas descobertas e, ainda mais importante, tem muito orgulho dos seus cachos.

Nós só podemos torcer que nossas participantes possam também trilhar um caminho semelhante. Ou seja, que todas vocês, cada uma a seu modo, possam encontrar a satisfação e o orgulho pelos seus cachos.

Vale mencionar ainda as Dicas para o Verão que a Ana Julia dá durante a entrevista. Importantíssimas!


Boa leitura! 


Ana Julia
Ana Julia
Capa em Dezembro de 2008



Como você se sentiu quando soube que era uma das 10 finalistas?

Fiquei muito feliz. Já tinha ficado uma vez entre as finalistas, mas não tinha ganhado. Então fiquei mandando até conseguir. Tive incentivo de algumas meninas na comunidade.


Você acompanhou a votação? Como foi essa experiência?

Acompanhei, mas não todos os dias, pois estava realmente sem tempo. Mas sinceramente não achei que iria ganhar, pois as candidatas estavam lindas.


Qual foi a primeira coisa que você pensou quando soube que tinha sido a vencedora?

Fiquei contente, pois poderia passar mais informações dos meus cuidados com o meu cabelo, além das que já venho dado na comunidade. Apesar de estar passando por uma situação muito difícil, acabado de perder meu amado avô.


Como você está se sentindo representando nossa comunidade?

Representar é uma honra, ainda mais a comunidade que amo e participo há 3 anos.


Você sempre gostou de ter cabelos cacheados?

Não. Eu achava que tinha nascido com o pior cabelo na cabeça. hehe... E na década de 90 a moda era alisar. Minha avó me levou a um salão conceituado e fizeram no meu cabelo a famosa touca de gesso. Depois de um tempo aderi ao relaxamento. Eu vivia de trança ou com ele escovado.


Você já teve vontade de ter cabelos lisos? Por quê?

Sim. Como disse acima, já alisei, relaxei e escovava o cabelo toda semana, pois achava mais prático. Ledo engano! Meu cabelo ficava cada vez mais opaco. E, sim, a mídia influencia muito. Sofri muito com apelidos, mas tudo isso é passado pra mim.


Para você, quais são as vantagens ou desvantagens de ser uma cacheada?

A vantagem é que é um cabelo versátil. Quer liso? Só fazer uma escova. Quer cachos? Lave normalmente e pronto. Você não precisa ficar escrava de nada. Não digo que seja uma desvantagem, mas requer um cuidado maior, porque o cabelo cacheado e o crespo são frágeis e o formato espiralado dificulta a chegada do óleo da raiz às pontas. Eles só precisam ser tratados com dedicação e carinho. Ser cacheada é ser sexy, angelical, ser fatal, ser original!


Você se considera vaidosa?

Hoje sim. É bom se cuidar, mas sem exageros.


Quanto tempo você passa cuidando do seu cabelo por dia?

Isso é um pouco relativo. Se for o dia de usar uma mascara, demoro um pouco mais, dependendo do tempo de ação descrito no rótulo. Se eu acordo com o cabelo no lugar, apenas coloco uma faixa ou um acessório e pronto. Se tem algum fio arrepiado uso o spray de lavanda ou borrifo água filtrada no cabelo, amasso e pronto. Ou seja, dependendo do que irei fazer varia entre 5 e 20 minutos. Importante: enquanto estou com a mascara no cabelo o chuveiro fica desligado. Precisamos ter a consciência de não gastar água à toa. Mesmo sendo um planeta rodeado por água, apenas 2% dela é potável.


Qual é a sua rotina de cuidados com os cabelos?

- 2 ou 3 vezes na semana lavo cabelo com água morna e, quando dá, eu finalizo com água fria.
- 1 ou 2 vezes por semana hidrato com ampola ou sache.
Pelo menos uma vez por mês faço uma hidratação profunda com máscara. Às vezes faço plopping para acelerar o processo de secagem. Vou ao cabeleireiro aparar as pontas a cada 45 ou 60 dias. Uso os dedos para desembaraçar. Para dormir, deixo o cabelo solto sobre o travesseiro. Uma dica para não acordar com os fios embaraçados ou arrepiados é usar sob o travesseiro um lenço ou uma fronha de cetim ou seda, porque o cetim deixa os fios deslizarem e não absorve a oleosidade natural do seu cabelo. A fronha de algodão absorve a oleosidade, deixando o cabelo seco e com frizz.


Qual a principal dificuldade que você tem pra cuidar dos seus cachos?

Hoje posso dizer que não tenho dificuldade nenhuma pra cuidar dele.


Você tem alguma química no cabelo? Qual?

Tenho mechas.


Você já fez alguma loucura no seu cabelo?

A loucura foi quando tinha por volta dos 11 anos e alisei com touca de gesso. Daí pra frente: banho de petróleo, relaxamento, luzes... Ufa!


Você está satisfeita com o seu cabelo ou gostaria de mudar algo?

Estou mais que satisfeita, sou feliz com meus cachos!!


Qual produto ou linha você considera sua cara-metade hoje e qual nunca pode faltar no seu estoque pessoal?

Minha cara metade e salvadora na recuperação dos meus cachos é a linha Devacurl que conheci através do hair stylist Robson Trindade, que foi quem trouxe a linha ao Brasil. E o que não pode faltar no meu estoque o One condition, da Devacurl.


Você poderia fazer uma lista dos melhores e piores produtos para o seu cabelo?

Melhores: Linha Devacurl; Devacare; ampola Power repair B, da Loreal; sache Long&strong e Programa de Revitalização, da Garnier; Esfoliante éh de clorofila e raiz forte.
Piores que já usei durante minha historia capilar: Seda, Palmolive e Dove.


Quais os critérios que você usa para escolher seus produtos?

Observar os rótulos para não conter derivados petroquímicos (óleo mineral, vaselina, silicones não-solúveis e parafina líquida), lauril sulfato de sódio e seus derivados e cloreto de sódio (sal). E também que a empresa seja consciente com o meio ambiente e que não faça testes em animais.


Que produtos ou técnicas você usou no dia em que tirou a foto da capa?

Vou tentar resumir um pouco: Lavei com No-poo, raiz e comprimento. Na raiz, movimentos circulares suaves, porque ajuda a aumentar a circulação na região e retirar a sujeira. Enxagüei. Em seguida usei One condition mecha a mecha e passando os dedos entre os fios desembaraçando.
Enxagüei, jogando a água na raiz, deixando escorrer por todo o fio, mas sem retirar todo o produto. Em seguida, ainda com os cabelos molhados, fico com a cabeça inclinada pra frente, retiro o excesso de água com papel toalha, usando a mão com formato de concha, apertando os fios das pontas em direção a raiz. O papel toalha é indicado para este processo, pois tira o excesso de água sem perturbar os cachos. Já a toalha de algodão pode causar frizz. Deixo o papel secar e posso reutilizá-lo nas próximas vezes. Volto para posição normal e coloco clips especiais para cabelo (ajuda com que a raiz fique soltinha e seque mais rápido) e deixei secar ao ar livre. Nesse dia estava muito quente então secou rapidinho.


Depois de entrar na comunidade sua visão sobre seus cachos mudou de alguma forma?

Reafirmou que cachos são bonitos e que só precisam de carinho.


Do que você mais gosta na Cabelos Cacheados?

Gosto da troca de informações e das amizades que fiz.


Ana, fiquei sabendo que você tem algumas dicas de cuidado pra essa época do ano. Quais seriam?

Isso mesmo. Já que estamos em período de férias e verão, gostaria de citar algumas dicas:
- Não use elásticos sem revestimento de tecido e não durma com o cabelo molhado;
- Use spray ou leave-in com filtro solar. Geralmente a proteção dura 3 horas, portanto não esqueça de reaplicá-lo, independente se tem cabelo natural ou com química;
- Chapéu e bonés ajudam a proteger dos raios solares. Hoje existem até opções com FPS 50, feitas à base de titânio, que não deixa a radiação entrar. Mas não significa que você pode esquecer do seu leave-in. Quanto mais proteção melhor!
- Ao sair do mar, passe água doce ou água de coco nos fios (o excesso de iodo faz o cabelo ressecar), depois reaplique seu filtro solar capilar;

- Valorize seus cachos com acessórios (fivelas, grampos, lenços ou faixas);

- Alimente-se bem com muitas frutas, legumes, proteínas e beba muita água;
Assim você irá arrasar, com um belo bronzeado, um cabelo lindo e com a saúde em dia!


Suas considerações finais para as leitoras do blog.

Seja você, seja confiante, você é bela e você com seus cachos pode ser quem quiser! Se você fez uma química e se arrependeu e quer voltar a ter seus cachos de volta, não desanime, entre na comunidade e todas nós estamos lá para te ajudar da melhor forma e vermos sua vitória estampada na comunidade. 

Lembre-se: Ter cachos é ser sexy, glamurosa, ter estilo, atitude, ser original.

Use a natureza a seu favor!! Viva os cachos! Vive le Curl! Have a curly day.


Ana, muito obrigado pela entrevista!


E você, leitor ou leitora, o que achou da entrevista? Seus comentários são muito importantes. Deixe o seu!

4 comentários:

Aldaneire disse...

Poxa, eu me lembro dessa entrevista, já faz 4 anos??? Caramba! Eu também aprendi muito nessa comunidade, éramos bem unidas não? Você foi uma que me ajudou MUITO tirando minhas dúvidas nos posts ou por e-mail. E sempre recheando os tópicos com ótimas dicas.
Foi lá que aprendi o jeito certo de cuidar do meu cabelo, que é claro, eu fazia totalmente errado. A primeira coisa foi abolir o shampoo com detergente que ressecava muito mais meu cabelo e eu nem sonhava com isso!
Até hoje uso Deva e com certeza meus cachinhos são outros!
Ah! Saudades de você viu Ana? Aparece mais por aqui! Beijos!

Clube dos Cachos disse...

Oi querida muito obrigada por sempre visitar o blog!! Pode deixar é que esse ano foi bem corrido pra poder fazer os posts mas em bree conseguirei postqar mais!!
Realmente 4 anos e que estou com o cabelo natural a quase 6 anos.. muito bacana né?
Fico muito contente de ter podido te ajudar e outras meninas tb!!muito obrigada pelo seu carinho
bjão

Isabella disse...

Muito legal a sua entrevista. Adorei!
Uma pena eu não ter tido este mesmo pensamento que você a algum tempo atrás.
Tinha cachos lindos e cismei de fazer relaxamento. Depois disso (Uns 10 anos atrás) nunca mais tive meus cachos naturais. Os cabelos até ficam meio ondulados, mas não passam disso.
Se arrependimento matasse... hahaha
Gostaria de ter tido a sorte de ter os mesmos cabelos de antes...
Um abraço e parabéns pelas belas madeixas.

=)

Isabella disse...

Muito legal a sua entrevista. Realmente adorei!
Como eu gostaria de ter tido este mesmo pensamento sobre meus cabelos há quase 10 anos atrás, quando cismei de fazer relaxamento nos cabelos.
Tinha cachos lindos, e os destruí rapidamente... se arrependimento matasse...
Depois disso os cachos nunca mais apareceram... os fios ficam até meio ondulados, mas nada a mais que isso.
Queria ter tido a sorte de ter os cachos lindos que eu tinha de volta... mas como já me disseram que é impossível... paciência.
Parabéns pelas lindas madeixas e pelo blog.

=)

Postar um comentário

 
Bloggerized by Dzignine, based on Nekoji design.